Resenha de Livro: Eu estive aqui de Gayle Forman

Livro: Eu Estive Aqui
Autora: Gayle Forman
Ano: 2015
Páginas: 240
Editora: Arqueiro
Nota: 5 de 5

Tenho certeza de que todo mundo já deve ter ouvido falar na Gayle Forman, a autora de "Se eu Ficar" que fez um sucesso enorme e teve o livro adaptado para os cinemas. Muita gente amou o livro, outros nem tanto mas se você leu e não curtiu espero que possa dar mais uma chance pra essa história porque esse livro merece MUITO sua atenção. Vamos falar primeiro do enredo como sempre né?  Meg e Cody são melhores amigas, do tipo que contam tudo uma pra outra. Ou quase tudo. Quando Meg toma um frasco de veneno sozinha em um quarto de motel, Cody fica horrorizada. Tudo foi muito bem planejado. O veneno. O local. As mensagens que chegariam a seguir para as pessoas que Meg quisesse que soubessem algo. Apagar rastros. Simplesmente se suicidar. Cody vê seu mundo rodar após perder Meg afundando em questões que ela nunca poderá responder. O que a levou a fazer aquilo? Por que Meg nunca disse nada a ela? O que estava acontecendo com ela? Como não tinha percebido que Meg queria tirar a vida? 
A partir dai a história contada na visão de Cody tem como objetivo mostrar os efeitos de um suicídio nas pessoas ao redor daquela que se foi. As inúmeras perguntas e questionamentos que as pessoas se fazem sobre os motivos reais de uma garota jovem tirar a própria vida. Cody começa a procurar pistas que lhe dê um sinal do motivo de Meg. Ela precisa saber o que estava acontecendo. Ela era sua melhor amiga. Quando ela vai atrás de respostas e se aprofunda nos acontecimentos acaba percebendo que talvez não conhecesse Meg tão bem e que as coisas são mais dificiceis do que ela pensava.

Eu adoro livros que abordem temas não muito explorados e é isso exatamente que acontece em " Eu Estive Aqui". Suícidio. Esse é o tema principal abordado no livro. A autora descreve pela visão de outra pessoa o efeito dessa atitude nas pessoas próximas da vítima e dos motivos para se ter tal atitude. Me surpreendi demais com a trama. Gayle gosta de se aprofundar e explorar áreas bem interessantes. O livro é envolvente, e os capítulos te fazem ter vontade de descobrir junto com a personagem os reais motivos de Meg e o que a realmente levou a fazer aquilo. O desenrolar é bem interessante, já que conforme os acontecimentos vão se desdobrando entendemos melhor de forma geral do que se trata realmente o suicídio. Um livro notável e comovente que traz o tema de uma forma bem explorada, apresentando para os leitores de uma forma clara e branda que o suicídio é um assunto real que precisa ser tratado com atenção. Pensar que não há uma saída é um dos primeiros pensamentos daqueles que querem tirar a própria vida, por isso a história alerta para o entendimento e o oferecimento de ajuda para pessoas que estejam nessa ocosião. 

Baseada em uma história real, esse livro mostra como as pessoas realmente são. Mostra o lado escuro dos dias de nossas vidas, nossas tormentas, nossas dificuldades e nossas sombras e o que isso pode causar na vida de uma pessoa que não exnerga uma luz no fim do túnel. O efeito dessa atitude em familiares, amigos e pessoas que conheciam a pessoa. A culpa, as perguntas, os questionamentos e a necessidade da descoberta para explicar pra si o que foi tão duro que a mesma não pode aguentar. Muito bem escrito, a narrativa cativa, faz refletir e explora todas as vertentes possíveis de um assunto delicado mas preocupante que merece muito a sua atenção e que passeia pelas margens dos limites do medo, das dificuldades e das tristezas do ser humano. Com certeza é um livro que você deve parar pra ler. Suícido, depressão e um turbilhão de sensações. Gayle construiu uma história interessante e desenvolvida que abre nossos olhos para alguns temas ainda difíceis de serem discutidos ou compreendidos. Recomendo demais a leitura. 

Quando sua melhor amiga, Meg, toma um frasco de veneno sozinha num quarto de motel, Cody fica chocada e arrasada. Ela e Meg compartilhavam tudo... Como podia não ter previsto aquilo, como não percebera nenhum sinal? A pedido dos pais de Meg, Cody viaja a Tacoma, onde a amiga fazia faculdade, para reunir seus pertences. Lá, acaba descobrindo muitas coisas que Meg não havia lhe contado. Conhece seus colegas de quarto, o tipo de pessoa com quem Cody nunca teria esbarrado em sua cidadezinha no fim do mundo. E conhece Ben McCallister, o guitarrista zombeteiro que se envolveu com Meg e tem os próprios segredos. Porém, sua maior descoberta ocorre quando recebe dos pais de Meg o notebook da melhor amiga. Vasculhando o computador, Cody dá de cara com um arquivo criptografado, impossível de abrir. Até que um colega nerd consegue desbloqueá-lo... E de repente tudo o que ela pensou que sabia sobre a morte de Meg é posto em dúvida. 
Eu Estive Aqui é Gayle Forman em sua melhor forma, uma história tensa, comovente e redentora que mostra que é possível seguir em frente mesmo diante de uma perda indescritível. 


“Mas minha vontade é gritar para as pessoas pararem de me perguntar isso. Porque não sei o que Meg me contou e eu ignorei, e o que ela não me contou. Se tem uma coisa que sei é que ela não me contou que estava sofrendo tanto que a única maneira de acabar com a dor era encomendar uma dose de veneno industrial e mandá-lo goela abaixo.” 
“Queria não ter feito isso. Porque, quando o olho pela última vez, ele exibe um esgar que é uma mistura de raiva e culpa. Conheço muito bem essa expressão: eu a vejo todos os dias no espelho.” 
"Supostamente, eu era a melhor amiga dela, e não sabia nada disso, porque ela não me contou. Ela não me contou que achava a vida um sofrimento insuportável. Eu não fazia a menor ideia."



0 comentários.:

Postar um comentário



Topo