Resenha de Livro: O Amor não tem Leis


Livro: O Amor não tem Leis
Autora: Camila Moreira
Ano: 2014
Páginas: 288
Editora: Suma de Letras
Nota: 3 de 5

Esse foi o primeiro livro nacional do gênero erótico que li. Antes já tinha lido alguma coisa, mas não de autores daqui e isso já é um ponto pra você que quer algo desse gênero acrescente um nacional. Essa história que não acaba nesse livro( tem uma continuação) chegou até mim por parceria com o blog literário que eu colaboro e direto da Editora. Estava ansiosa pra ler algo da Camila, sempre li comentários fervorosos de seus leitores e suas vendagens que foram muito boas. A Camila começou no Wattpad e devido aos números altos de leitura foi contratada pela Suma. Vamos falar do livro? Primeiramente, por que não dei 5 estrelas? Acreditem, queria muito ter dado, a Camila é um amor, mantenho contato com ela e queria muito dar nota máxima mas alguns pontinhos não me agradaram tanto como eu queria ao decorrer da história. Sou muito criteriosa com livros desse gênero. Por que? Bem, depois da febre 50 tons muitos livros com histórias parecidas começaram a surgir o que me irritou muito. Vou falar antes do que se trata a história. O livro tem partes narradas por dois personagens: Ferraz e Clara. Maria Clara, que passou um tempo fora viajando com um famoso cantor. Agora de volta, terminando o curso de direito, sua amiga Laís consegue um estágio em uma das melhores empresas do ramo: A Ferraz. Comandado Por Alexandre e seu irmão. Contrariado, tudo começa quando Alexandre ( mais chamado de Ferraz nas partes do livro) recebe um telefonema de seu pai dizendo que ele vai ter uma estagiária. Sim, mas ele não quer isso. Nunca teve e não estava disposto a lidar com uma jovem inexperiente. Sem sucesso, ele acaba aceitando ainda bravo e cético e quando a jovem entra na sua sala as coisas mudam. Faíscam saem dali. 

Voltando um pouco, Maria Clara é uma mulher que passou por um grande trauma ao sofrer uma perda, mas que agora é decidida a não se comprometer e sabe muito o que quer. Partindo dai, a premissa deixada na narrativa é de que os dois já meio que se derretem sexualmente um pelo outro. Não sei se porque nunca senti isso, fica difícil entender mas meio que me irritou essa cena tipo " Nossa, que mulher. Sexo" ou ao contrário " Nossa, que homem, Sexo". Como em todo livro erótico, o que também me irrita, o cara é lindo de morrer, perfeito, modelo, de tirar o ar, de tirar as calcinhas e tudo mais. Não sei vocês mas eu me irrito com isso. Tudo bem, as mulheres tem desejo mas só porque um homem é super bonito já dá vontade de arrancar as calcinhas? Fora o esteriótipo de cara deus grego, de boa renda, que não se compromete. Só que Maria Clara é uma personagem diferente e isso que me fez continuar o livro. Ela se atrai mas não é completamente rendida sabe? Aliás uma coisa que gostei muito foi o fato da autora saber explorar e colocar as vontades da personagem de uma forma comum. Todo mundo sabe que as mulheres ainda são discriminadas pelos desejos que sentem e achei a Clara muito confiante em tudo. Ela sabia o que queria e queria sentir. Isso me deixou bem impressionada já que ela e todas nós temos direito a satisfazer nossos desejos e não sermos reprimidas ou dadas como " vagabas" por falarem ou fazerem isso. Os dois começam a trabalhar juntos e ai fica inevitável o envolvimento entre os dois durante a história. Não tem muita coisa pra falar do livro da história em si, somente de algumas passagens do passado de Clara e o relacionamento deles. A linguagem e a escrita da autora são boas. Ela consegue te prender rápido então a história flui com facilidade. Não sei dizer se gostei ou não do Alexandre. 

No começo,achei ele super babaca e convencido. Esse modo ridículo de endeusar os homens, e descreve-los como algo perfeito que te faz perder a cabeça só de olhar em qualquer situação não me convence. E acho que isso que tirou pontos da história. Quando leio algo do gênero, espero além das partes picantes, uma história por trás algo que ligue o leitor aos personagens além do erótico e não aconteceu muito isso com esse livro.
Confesso que fiquei decepcionada porque imaginava uma história completamente diferente do que foi apresentado. Apesar da premissa girar em torno da Clara e seu passado, o fato de ela não conseguir relacionar não fez com que o livro convencesse completamente pra mim. Ai, queria dizer coisas super diferentes do livro por ser da Camila, mas preciso ser sincera com vocês. Muitas passagens me lembraram 50 tons e outros livros do gênero. Além disso, as cenas eróticas são ok, mas muito repetitivas. Gente, toda vez que eles se olhavam tinham vontade de tirar a roupa e isso em qualquer lugar. Tudo bem, sei que não devemos reprimir nossos desejos mas isso também me irritou muito. Em qualquer lugar lá estavam eles querendo se pegar e isso deu uma enjoada em certo ponto da história.

 O desenvolvimento todo foi até que interessante e terminou de uma forma diferente do que eu esperava mas semelhante a outros livros do gênero. Ai você me pergunta Cyh você não gostou do livro? Eu gostei, mas muitas coisas não me convenceram o que fez com que a qualidade da leitura caísse muito. Não sei onde é esse mundo onde todos os caras são bonitos, deuses gregos com mulheres querendo ser deles e ai surge uma que ele quer. É meio clichê né? Até que gosto de clichê e do modo como a Clara é, mas em alguns momentos só ela por si não sustenta toda história. Enfim, tem muita cena erótica, muita pegação, passagens aleatórias de outros personagens e um final bom. Enfim, já deu pra perceber minha perspectiva da história não é? Mas não fiquem bravos. O segundo livro foi bem mais proveitoso e vocês vão ver na próxima resenha. 

Resumindo: Esse livro é tão bom quanto os de fora e merece sua leitura se você curte esse gênero, se você espera uma história ligada ao erótico pode não gostar muito do que foi apresentado. 3 estrelinhas pra essa história que eu confesso que esperava mais mas que recomendo pela escrita desprendida e envolvente da autora.
ps: APESAR DE QUALQUER RESENHA QUE VOCÊS LEIAM, não se decidam antes de ter sua própria opinião. Afinal, cada um tem a sua né? 








"A dor de se perder alguém que se ama é insuportável, e o estrago na alma nos acompanha por toda a vida." (pág. 45)

"Queria que ele me possuísse da forma como sempre fazia, desvendando não só o meu corpo, mas também a minha alma. Sabia que estava indo por um caminho sem volta. Mesmo assim eu caminhava sem olhar para trás." (pág. 177)

"Uma semana foi o tempo que ele precisou para descobrir como chegar até o meu coração. Mas eu não estava preparada para me apaixonar, para amar de novo, enfim, não estava preparada para viver." (pág. 106)

"(...) eu quero que você sinta. Não quero que olhe o que estamos fazendo , pois o olhar nos engana. Você tem que ver com o seu coração, com a sua alma." (pág. 190)

– Diz que você é minha! – ele falava de forma sexy e eu quase atendi o seu pedido , mas não podia falar o que ele queria ouvir.Alexandre já estava se confundindo e me confundindo , e eu precisa manter nosso acordo.”



Alexandre Ferraz é um renomado advogado criminalista apaixonado pelo que faz. Além do sucesso inquestionável na carreira jurídica, também usufrui do impacto devastador que provoca nas mulheres a sua volta. E com a sua nova estagiária Maria Clara não seria diferente. Recém-chegada de uma temporada fora do país, quando acompanhou o então namorado e cantor pop Dereck Mayer em turnê pelo mundo, a estudante de Direito está determinada a cumprir as horas de estágio para finalmente ganhar o diploma, nem que para isso tenha de resistir aos hipnotizantes olhos azuis do dr. Ferraz. Assim como o seu chefe, a jovem leva uma vida descompromissada, curtindo o sexo oposto sem romantismo ou grandes demonstrações de afeto. O amor não tem leis traz a arrebatadora história de um homem e uma mulher que buscam, acima de tudo, o prazer, mas que quando colocados frente a frente terão de aprender a lidar com sentimentos até então desconhecidos para eles. O que esperar desses dois? O amor será capaz de transformá-los? 



0 comentários.:

Postar um comentário



Topo