Resenha de Livro: Destino


Livro: Destino
Título Original : Matched
Autora: Ally Condie
Editora: Suma de Letras
Ano: 2011
Páginas: 240
Trilogia Destino- Livro 1

Mais uma resenha literária no ar e dessa vez eu falei de uma trilogia distópica que pode te cativar em muitos sentidos. Há algum tempinho essa trilogia já havia entrado pra minha lista e como adoradora de distopias estava mais do que ansiosa para saber com detalhes do que a história se tratava. Minhas expectativas com o livro não eram tão altas, mas eram boas. Na trama, Cassie Reyes, uma jovem que ao completar 17 anos finalmente terá seu Banquete de Par, onde a sociedade analisa suas características em busca de uma combinação de casal perfeita. Na sociedade onde a personagem vive, nada é decidido por ela. Quem ela namora, o que ela faz, com quem ela vive, quando ela morre tudo é determinado pela Sociedade. Cassie sempre acreditou nas regras da sociedade e de sua eficácia até esse banquete. Quando Cassie se prepara para conhecer seu futuro par, algo estranho acontece e sua tela fica apagada. Após alguns segundos, a foto de Xander( seu melhor amigo e vizinho) aparece como combinação. 

Normalmente, os pares combinados não se conhecem e por isso os mesmos recebem um micro cartão com informações sobre um e outro. Quando Cassie insere o seu e espera para rever as informações de Xander que ela já conhece muito bem, a tela se reinicia e outro rosto aparece no lugar de Xander, o de Ky Markham. Sem entender nada, Cassie começa a ter dúvidas quanto a relação daquele fato com ela e a eficácia da Sociedade. Por que a foto de um cara que ela mal conhecia apareceria em seu cartão? Esse é ponto de partida para que a personagem embarque em mais dúvidas e é claro se arrisque para descobrir a verdade. O que Cassie não se dá conta é de que toda descoberta tem um preço. Para entender tudo e fazer suas próprias escolhas ela terá que se transformar e lutar por aquilo que acredita. 

Esse livro tem todo aquele clima típico e já conhecido de histórias distópicas: Uma sociedade futurista que controla seus habitantes e impõe diversas regras até que um acontecimento reage a um dos indivíduos que decide quebrar essas mesmas regras. Apesar da premissa ser parecida, Destino é uma distopia bem escrita, detalhada e bem trabalhada no seu desenvolvimento. Ally Condie não deixou nada a desejar e dosou bem os acontecimentos em um ritmo considerável e fácil de se acompanhar. Dá pra compreender bem a personagem e todos os acontecimentos a sua volta. Com certeza, uma distopia que merece sua atenção se você gosta desse tipo de gênero literário. Recomendado.






0 comentários.:

Postar um comentário



Topo