Resenha de Livro: Tá gravando e agora? da Kéfera Buchmann

Livro: Tá Gravando e Agora?
Autora: Kéfera Buchmann
Ano: 2016
Páginas: 112
Editora: Paralela
Nota: 3 de 5

Recebi esse livro em parceria com o grupo Companhia das Letras e estava bem curiosa pra saber do que se tratava exatamente o assunto. Acho que todo mundo conhece a Kéfera então ela nem precisa de apresentação. Após o sucesso do primeiro livro que vendeu mais de 400 mil unidades, a youtuber lança mais um livro dessa vez voltado para o mundo do Youtube. Em seu novo livro, Kéfera dá dicas de como criar vídeos, dicas simples, como ela começou seu canal e mais alguns tópicos relacionados a gravação e colocar vídeos na internet. Quem acompanha o blog sabe que eu recebi o primeiro livro também em parceria e até que gostei muito do que foi apresentado.
Infelizmente isso não aconteceu com esse livro. O livro é bem fino e com fotos da Kéfera e aquela diagramação maior em certas páginas.  Como é bem óbvio a Kéfera dá dicas de canal, de como começar usando suas próprias experiências. Desde a criação, o nome do canal, o desenvolvimento do conteúdo, ideias para gravar, dicas pessoais, críticas e mais coisas que você precisa saber ou pelo menos ter noção para ser youtuber.
Eu adoro a Kéfera, acompanho ela tem um bom tempo e esse livro infelizmente não foi o que esperava. 112 páginas de um livro que não acrescenta muita coisa. A linguagem engraçada e até irônica da Kéfera permanece, mas não o suficiente para que o livro ficasse totalmente interessante. As dicas e conselhos citados dentro do livro até que são bacanas, mas nada que você já não saiba ou tenha lido ou visto em algum lugar. O que me irritou um pouquinho foi o excesso de palavras grandes, páginas vazias, fotos e pouca escrita. Uma das coisas bacanas do livro são as dicas de confiança, de ser você mesmo e buscar aquilo que acredita crendo que tudo tem um tempo pra acontecer. Isso pode servir pra vários aspectos da vida.
De um modo geral, se você diminuir a fonte do livro, retirar as fotos e páginas vazias e colocar tudo de um modo contínuo o livro seria extremamente reduzido. Eu queria dizer que o livro é mais bacana do que foi apresentado pra mim, mas isso não aconteceu. Me parece que esse livro em si é apenas um produto para os fãs da Kéfera consumirem. Claro que eu não esperava algo super inovador até por ser um livro mais voltado pro entretenimento, porém o livro em si não ajuda muito e não cumpre tanto seu propósito. Fiquei pensando comigo mesma e se fosse eu no lugar teria escrito o mesmo em uma semana. Pouca coisa distribuida com diagramação boa, fontes grandes, fotos espalhadas e pouco conteúdo de fato. Eu não odiei o livro, mas não foi uma das melhores leituras. Li o livro em 2 horas e isso me frustrou pra caramba. Kéfera é uma das youtubers que mais gosto porém acredito que esse livro não dê tanta perspectiva no assunto de Youtube, mas é algo consumível pelo público e admiradores da Kéfera.








Ela está de volta. Depois do seu primeiro livro, Muito Mais que 5inco Minutos, Kéfera Buchmann publica Tá gravando. E agora?, novamente pela Editora Paralela. Nele a youtuber mais conhecida do Brasil conta como seu canal, 5incominutos, surgiu, revelando detalhes até então inéditos. Kéfera relembra como foi gravar o primeiro vídeo, as inseguranças que surgiram e como ela conseguiu superar os obstáculos para, aos poucos, ir conquistando milhões de fãs. Ela ainda tenta responder a pergunta que mais ouve dos seus seguidores: "Como eu faço para fazer o meu canal de Youtube dar certo?". Não, não existe uma fórmula mágica, mas Kéfera dá várias dicas úteis que podem ajudar os aprendizes de youtuber. Muitas das dicas servem não só para quem quer brilhar na internet. Kéfera fala de como melhorar sua criatividade de maneira geral na vida, sugerindo até exercícios para isso. De bônus, Tá gravando. E agora? traz depoimentos emocionantes de kélovers (como os fãs dela são conhecidos), que contam como Kéfera influenciou suas vidas.
" Aceite as pessoas são cruéis, na Internet são duas vezes mais Esteja preparado para ouvir as piores coisas e ter dedos apontados pra você pelas razões mais absurdas. Você precisa aceitar que vai receber críticas"

"No começo vai ser dificil e talvez seu canal não dê certo. Você precisa ter isso em mente para não ficar deprimio caso tudo dê errado. Como eu já disse outras vezes, você sempre pode recomeçar. Vai ver seus vídeos não bombaram porque não era pra ser"

" Fazer autocrítica segura o seu ego, impedindo você de se achar um gênio por qualquer merda e virar um completo imbecil. Por outro lado, autocrítica em excesso pode funcionar como uma bela rasteira de sua criatividade"

"Ter sua própria identidade também significa mostrar seu jeito. Algo original. "

Um comentário:

  1. Poxa, sou muito fã da Kéfera, e pela sua Resenha, também esperava mais do livro.
    Não sei se quando eu tiver a oportunidade irei adquiri-lo, mas adorei a Resenha sobre o livro e também conhecer seu blog Cybelle.
    Beijos ♡
    https://noitecer.blogspot.com/

    ResponderExcluir



Topo