Resenha de livro: Garotas de Vidro


Obra: Garotas de Vidro
Autora: Laurie Halse Anderson. 
Editora: Novo Conceito 
Paginas: 269 

Esse livro é um daqueles bem diferentes. Mas, calma! Diferente no modo muito bom! Garotas de Vidro aborda um universo que pra mim é muito interessante e muito difícil de se envolver um enredo: os transtornos alimentares. Na verdade, eu fiquei bem surpresa ao ler e ver como o livro é intenso e bem específico. As cenas são alternadas entre antes da morte de Cassie e a recuperação de Lia, são de fazer com que o leitor fique com olhos vidrados nas páginas.

Os pensamentos colocados no meio da narrativa, fazem com que o mesmo se transporte para dentro da cabeça da personagem. Com direito a páginas vazias e frases incompletas podemos sentir toda a dor, a dificuldade de aceitação da personagem e de como isso a atormenta. Achei muito interessante o modo como autora colocava ao lado da descrição de tudo o que ela comia em parênteses com as calorias do alimento. Achei a Cassie um pouco maldosa, e cheia de problemas sérios. 

O livro é muito bem escrito, bem desenvolvido, os acontecimentos são interligados, a autora sabe como ligar todos os ganchos deixando a história muito interessante. É um daqueles livros para se refletir e pensar nas pessoas que realmente passam por isso. Com dificuldades para superar pois antes de encontrarem a amiga Cassie morta, Lia repara que a amiga ligou pra ela 33 vezes e deixou várias mensagens. Com o sentimento de culpa, Lia se reprime enquanto fica cada vez mais doente e não consegue superar a morte de sua amiga. Em meio a volta de lembranças, Lia  se vê decaindo cada vez mais. E tudo começa a piorar quando ela começa a ver o fantasma de Cassie, que insiste que Lia fará companhia a ela em breve. Uma história pra pensar com a mente e o coração. Uma autora que soube usar das palavras muito bem para transmitir o que essas garotas realmente sofrem. Um livro espetacular em cada detalhe e muito bem pensado. Nada a reclamar, e paguei só 10 reais no site da Saraiva. Valeu muito a pena.


Sinopse - Garotas de Vidro - A verdade nem sempre é o que enxergamos - Laurie Halse Anderson

Lia está doente e sua obsessão pela magreza a deixa cada vez mais confusa entre a realidade e a mentira. Mas ela perde totalmente o controle quando recebe a notícia de que sua melhor amiga, Cassie, morreu sozinha em um quarto de motel. E o pior: Cassie ligou para Lia 33 vezes antes de morrer. O que começou como uma aposta entre duas amigas para ver quem ficaria mais magra tornou-se o maior pesadelo de duas adolescentes reféns de seus próprios corpos. Ao negar seu problema, Lia impõe a si mesma um regime cruel em que contar calorias não é o bastante. Ao omitir seu desespero, apela ao autoflagelo numa tentativa premeditada de aliviar seus tormentos. Seus pais e sua madrasta tentam ajudá-la a qualquer custo, mas nem mesmo sua doce irmã, Emma, consegue fazer com que Lia pare de se destruir. Agora, Lia precisa encontrar um modo de lidar com todos os seus fantasmas, e a morte de Cassie é um deles. Garotas de Vidro é uma história intoxicante sobre a autorrepugnância e a busca pela identidade. Neste livro, Laure Halse anderson aborda de modo realista a dolorosa condição de jovens que sofrem de transtornos alimentares e sua complicada relação com o espelho e consigo mesmos. 



3 comentários:

  1. adorei essa resenha e a sinopse......a verdade nem sempre é o que enxergamos!!!!!!
    Vou comprar esse livro, com certeza!
    Obrigada pela dica,amiga querida!!!!
    Estou esperando sua visita,querida!
    http://www.elianedelacerda.com

    ResponderExcluir
  2. Ainda nem li o livro e já amei, vou anotar na minha lista de livros a ler!
    Excelente resenha, muito bem feita, tás de parabéns :)
    Beijo
    http://diariodeumafricana.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Ainda não li esse livro
    http://toobege.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir



Topo